2023-09-15 NIVER EDSON 68 ANOS- RIO GRANDE DO SUL. "O GRANDE FINAL" - NEW

Estou envelhecendo e quero envelhecer. 

Porém, não quero envelhecer sem sorriso, achando a vida simplesmente uma coisa normal. 

Não quero envelhecer achando que tenho razão em tudo, que posso tudo e que sou melhor que tudo.

Não quero envelhecer amargurando cada dia.

Não quero envelhecer primeiro por dentro, destruindo meus sentimentos mais puros.

Quero amar, valorizar, sorrir, me conhecer, observar, dar gargalhadas.........

quero simplesmente VIVER. por Cidinha Araújo

 A vida dá pernadas. Proíbe de amar, quem se ama. Importante é  continuar amando mesmo assim.

"Never forget you"


Dia 15/09/2023 - Blumenau > Bom Retiro

Hoje, 07:18h. Dia de começar a viagem para comemoração dos meus 68 anos. O Transito em Itajai-Br101 completamente confuso e trancado. Abastecimento no posto Apolo e tiro até o acesso a Br 282, quando fiz um lanche do posto Boca da serra.

Bom Retiro é município da região serrana de Santa Catarina com 9.870 habitantes. Muitas atrações turísticas existentes nesta localidade. Quando passei por Alfredo Wagner, acabei perdendo a entrada para  a Gruta do Poço Certo. Depois de tirar informações, constatei  que o acesso esta muito ruim em virtude das chuvas das ultimas semanas. Deve ser espetacular. Fica para a próxima.


Chegada nesta humilde cidade as 12:20h com muito sol, frio e céu azul. Hotel Rafael - ap 07. Bem confortável. Km-257

O almoço por indicação da recepcionista foi no Arenas Prime. Restaurante bastante frequentado, mas a comida nada boa. Maionese de batata crua, carne moída com gosto suspeito, arroz e carne de porco. Me estragou um pouco a barriga. 

Próximo às 18h um passeio pela praça. 


Coca nervosa, tábua de frios no Happy Hour na Serra, boteco bastante simpático e com dozes generosas e baratas. 


Retorno ao hotel com bastante frio.

Fazendo parte da diária, o hotel oferece um pequeno jantar. Aproveitei para comer cuca de farofa com banana e duas xicaras de café para esquentar.

Dia 16/09/2023 - Bom Retiro > Antônio Prado(rs)

O frio continua, mas suportável. Às 07:46h saída do hotel, abastecimento e pé na estrada, passando pela divisa dos dois estados às 09:56. Sem nenhuma parada. às 11:38h já estava hospedado no confortável Hotel Padrense- ap 52. Km 261.

Banho tomado, perfume no corpo e bora passear pela modesta e bela cidade da Serra Gaúcha. Possui o maior acervo arquitetônico tombado pelo IPHAN, no que diz respeito `a colonização italiana no Brasil. A população é de aproximadamente de 13.200 habitantes. Além das suas atrações turísticas, a maior são as casas do centro comercial, que mantém a arquitetura original construídas pelos seus colonizadores.
Nas casas são afixadas placas com toda a historia da respectiva residência, desde a data da construção, propriedade e outras curiosidades.

A igreja matriz sempre imponente

Coisas conservadoras acontecem. Das vezes que Antônio Prado foi incluído nas viagens, o almoço sempre foi no mesmo local. Claro que desta vez não poderia ser diferente. Bar e Restaurante Nordeste, muita fartura, bom atendimento e cerveja muito gelada.

Um cochilo da beleza e no cair da tarde fui até o Bar e Restaurante O Porão. Outra tradição da cidade. Comida maravilhosa, atendimento excelente. Para abrir os trabalhos uma Heineken muito gelada e na sequencia doze de Red Label e uma sopa de anholini como tradição Italiana.


Dia 17/09/2023 - Antônio Prado(rs) > Ametista do Sul(rs)

Hoje a caminhada vai ser longa. Saí do hotel às 07h. Logo na saída dei um vacilo com o GPS e voltei para Vacaria, me conduzindo por Lago Vermelha. Nada disso precisava ser feito, basta acreditar no equipamento. Coisas que fazem parte. Um pouco de chuva, sol e frio. Pistas boas e pistas esburacadas. Até no Rio Grande do Sul já acontece isto. Uma parada para abastecimento e lanche. Chegada em Ametista do Sul - Pousada Colina do Sol -as 13h.-ap 08 de bom conforto. KM-398.

Almoço no Restaurante Meu Cantinho, buffet livre com carnes grelhadas completamente esturricadas. O que salvou foi coxa de frango ensopada, mas a cerveja bem gelada. Nesta cidade as temperaturas são bem altas.
 

Mesmo um pouco cansado, fiz um único passeio por se tratar próximo da pousada e do restaurante. Visita à Torre da Paroquia São Gabriel. Para marcar os 50 anos da paróquia, uma grande festa foi realizada para a inauguração do  novo marco turístico  de Ametista do Sul. Torre com 60m subindo por elevador panorâmico, proporcionando uma vista 360º da região no panorâmico da torre.

Depois de curtir esta vista, voltei a pousada. Até deu vontade de ir para piscina, mas estava muito quente. Ar condicionado foi o recomendável.
Fim da tarde, procura de um lugar simples, para uma cerveja e um bom pastel. Antes, algumas fotos.

E escureceu.
A opção escolhida foi a Lancheria Ametista, boteco de beira de avenida. Muito humilde.


 Dia 18/09/2023 - Ametista do Sul(rs) continua...............

Depois de uma pesquisa feita em uma empresa de turismo sobre locais e valores envolvidos na visitação das atrações, indicada por uma senhora que presta serviço voluntario na paroquia, resolvi fazer sozinho. O custo e o tempo gasto não compensavam.
A cidade de Ametista do Sul é considerada a capital mundial da pedra ametista. Sua população é de 7.396 conforme senso realizado em 2021e 2022.
Inicio de toda a sua historia se dá num lugar coberto por mata virgem com uma topografia bem acidentada. Os índios Kaigang eram os habitantes desta região. Aos poucos começaram a chegar famílias e outras pessoas dos municípios de Palmeiras das Missões e Santa Bárbara. Posteriormente pessoas de Caxias do sul se estabeleceram na cidade, formando núcleos habitacionais. Inicialmente as atividades de concentravam na agropecuária. Por volta de 1945 foram descobertas as primeiras pedras semipreciosas. Com isso começaram a surgir as primeiras explorações minerais. Com a expansão da região a localidade conhecida por São Gabriel mudou de nome para Ametista do Sul, uma vez  que já existia cidade gaúcha com o mesmo nome. As riquezas extraídas do solo atraem olhares de diferentes partes do mundo.
O ano de 1972 foi considerado o auge da produção e o garimpo que era ao ar livre. Após passou a ser feito sob forma de galerias. Com toda esta exploração esta atividade tornou-se a atividade principal do município, com aproximadamente 75% do movimento. Com a expansão de toda esta exploração, as mesmas deixaram a região central e as minas existentes começaram a ser exploradas pelo turismo local e estadual. Então, restaurantes, piscinas naturais, cervejaria, vinícolas, começaram a se estabelecer nas minas. 
Na chegada ao Museu Ametista Park, após a compra do ingresso o passeio se inicia com estes carros gaiola que entram nas minas extremamente estreitas, e o motorista passam todas as informações sobre o que, e de que forma eram trabalhadas as minas para obtenção das pedras.


Ao final deste passeio, a próxima atração é o museu da pedra e a sala de meteoritos, tudo isto tendo o acompanhamento de uma guia que vai passando todas as informações. Grandes geodos (cavidades ocas, cujo interior é revestido de cristais ou de matéria mineral) estão guardados e a visitação dos curiosos.
Agora a Sala de Meteoritos
Piso do museu
Historia dos meteoritos em exposição
Agora começa à visita as minas com seus subterrâneos com atividades econômicas tipo restaurantes, cervejarias e locais de souvenir.

Saindo das minas, este belo visual.
Agora a visita será à Vinícola Ametista, com franca produção de vinhos de mesa e vinhos secos, envelhecidos em seus subterrâneos.
Um pouco dos parreirais da vinícola.
E começa a visitação
Ao término da visita, degustação de sucos e vinhos.

Próxima atração. Sentido contrário ao feito. Na saída da cidade, encontra-se o Complexo Belvedere Mina, Hotel e Restaurante.
Parte interna do complexo
Belo restaurante
E o calor continua. Retorno para a pousada e procura por restaurante.
Castro Center o escolhido.

Sobremesa  na Sorveteria da EsKina.


A noite repouso total, cerveja Heineken e cama. Próximo dia percurso longo.

Dia 19/09/2023 - Ametista do Sul(rs) > Gramado(rs)

Em virtude do ciclone tropical que devastou muitas cidade do Rio Grande do Sul, tive que refazer meu itinerário, cancelando a ida para a cidade Guaporé, onde no dia de comemoração dos meus 68 anos, faria um passeio de trem passando por um dos viadutos mais altos da América do Sul chegando na cidade de Muçum que mais sofreu com a tragédia. Passeio cancelado pela operadora de trens.
Sendo assim, as 7h pé na estrada com destino a conhecida cidade Gramado. Tempo fechado e no caminho muita chuva, logo depois da cidade de Passo Fundo. Alguns erros no GPS. Apresentou problemas em identificar o Satélite, mas no resumo tudo deu certo. Uma única parada para abastecimento e lanche com pão de queijo. Chegada na Pousada Cantinho as 15:20h-Ap 04.Km 474.

Banho gostoso para relaxar, um soninho rápido e as 19:30h pronto para jantar. O Montblanc Restaurante é do mesmo grupo da pousada. Serve também de estacionamento para os hospedes. Pedi uma coca nervosa. Me assustei com o preço da doze de Passaport-R$26,00. Prato A La Minuta -R$30,00. Não da para entender alguns absurdos.

Depois do jantar, fui até a conveniência do posto Shell próximo a pousada. Duas Long Neck e resolvido o problema.

Dia 20/09/2023 - Gramado continua.........

Hoje, dia dos meus 68 anos e de comemorações do dia do Gaúcho. Na Avenida Borges de Medeiros desfile e muitas musicas gauchescas. Antes, visita a Paróquia São Pedro para agradecer a Deus, a vida com saúde que ele me deu. Amém.


Depois, passada pela Fonte dos amores.
Desfile tradicionalista
Prendas na Praça.
Praças magnificas.

Rotatoria criativa.
Termômetros ao longo da avenida, novidade para os turistas.
Rua Emilio Sorgetz a "Rua Torta".
Memorial à São Francisco de Assis na Praça das Etnias.

Muito calor neste dia. Sem chuva, muito bom para abrir os trabalhos. Chopp totalmente gelado no The Belgian Fries.

Depois mais uma caminhada até o Restaurante Colonial, casa que sempre frequento quando  Gramado estiver na rota. Comida excelente.
Este é o inoxidável Sr. Vilmar proprietário do restaurante.

A noite veio. O jantar na Galeteria Galeto Gramado. Para minha surpresa, estabelecimento fechado respeitando o descanso semanal. Como o almoço foi tarde e farto, não apareceu a fome, ai fui na conveniência do posto Shell, tomei três Long Heineken e um pão de queijo. Parabéns Edson. Boa noite.


Dia 21/09/2023 - Gramado > Osório(rs)

Durante a permanência em Gramado fiz algumas pesquisas sobre as condições de transito na Br116 em direção a Capital Gaúcha, uma vez que o roteiro contemplava a cidade de Picada Café, Morro Reuter  e Sapiranga, cidades  ao longo da Br116 seguindo até a cidade de Rolante. Percurso de  mais ou menos 251 km. Como as dicas indicavam diversas paradas  para conserto das encostas, resolvi fazer um novo roteiro. Saída de Gramado via Igrejinha. Com isto a viagem de resumiria a 30% no máximo, do programado.
Saída tranquila de Gramado as 9:45h, movimento bastante intenso até Rolante. Imaginava que a localidade de Rolante fosse pequena e concentrada. Nada disto. A pousada a beira da rodovia não oferecia nenhum atrativo. Mesmo assim parei para pesquisar no Google o que fazer dali em diante. A melhor opção foi seguir até Osório. Nesta cidade em razão dos ventos, foi  construída a segunda maior usina eólica da América Latina e a terceira maior do mundo. Durante minha parada em Rolante, reservei via Booking check in no Tri Hotel Executive Osório. Chegada as 12:32h - ap 605. Km 121.
Almoço no À Lenha Hamburgueria. A La Minuta de Frango. Não aguento mais este prato ALM.
Salada deliciosa.

O jantar foi no restaurante do Hotel. Foi neste momento que comemorei o dia de aniversário, regado a vinho tinto e belos medalhões de mignon com legumes na manteiga. 

Dia seguinte o destino marcado para a cidade catarinense de Praia grande, onde ficaria por dois dias. Madrugada adentro, fortes ventos e  temporais. Jornais da manhã indicavam muitas chuvas e ventos para as cidades próximas a divisa com Rio grande do Sul. Sabendo isto, consegui transferir as diárias da pousada Portal dos Cânions para os dias 31/01/2024 á 02/02/2024. 


Dia 22/09/2023 - Osório(rs) > Blumenau

Saída do Tri Hotel as 08h. Chuva sem trégua até a cidade de Florianópolis. Dali  até Ilhota tempo firme. Depois muita chuva. Cheguei no apartamento completamente ensopado. Km. 474-Percorridos na viagem Km1997. 


Minha ultima e definitiva viagem.


""Durante todo o tempo que pilotei moto, iniciando no ano de 1970, só tive alegria. Poucos foram os acidentes. Andando de moto consegui  ter mais paciência, mais consciência responsável nas pilotagens. Conheci pessoas, conheci o mundo, conheci como é bom viver livre, ser a própria paisagem,  contemplado por crianças, adultos e idosos que com seus carros eram ultrapassados por mim. Chega o momento de parar. Agradeço a Deus pela proteção obtida durante toda esta caminhada. Obrigado meus pais "Pacila e Gervasio" que sempre oraram por mim. Obrigado "minhas filhas" que sempre torceram para que as viagens tivessem sucesso. Obrigado "amigo Evandro" por ter me acompanhado e me levado as lindas montanhas da Europa. Obrigado minha "Irmã Yara" que sempre curtiu e aplaudiu esta minha escolha. Obrigado minha "companheira" que sempre esteve junto em corpos grudados e alma única, por um único objetivo :
Viver em liberdade e junto a natureza.
É  o fim  de experiências que minha própria imaginação  jamais pensou em realizar"".
Obrigado Deus. Eu sobrevivi.
Foi um sonho realizado e inesquecível.
AMÉM.













Nenhum comentário:

Postar um comentário