2024-02-10 CHIESETTA ALPINA e DR.PEDRINHO-NEW



Chiesetta Alpina, marco da colonização Italiana no Brasil é uma replica de uma igrejinha na Província de Belluno-Alpes Italianos.
Com a iniciativa de alguns empresários e da comunidade de Jaraguá do Sul, foi construída no Morro da Boa Vista à 520 m de altitude. 
Todas as pinturas existentes no interior da Igreja, foram feitas na Itália e enviadas ao Brasil.
Ao seu entorno, uma magnifica vista da cidade e montanhas da Serra do Mar. O acesso de 4 Km é íngreme e muito sinuoso. Totalmente concretado, atendendo a todos os tipos de veículos de passeio.
Uma curiosidade de Jaraguá do Sul é que em 1864 a Princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orleans-Conde d´Eu que recebeu parte do dote, as terras desta região que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul nome de origem tupi-guarani significando Senhor do Vale.
É a sétima maior economia de Santa Catarina e o terceiro núcleo industrial do estado.
Atualizado em 28/06/2023 pelo  IBGE , sua população apontada é de 182.660 habitantes.

Dia 10-02-2024 Blumenau >Jaraguá do Sul >Dr.Pedrinho(Sc)

Aproveitando este calorão, café da manhã bem cedo e pé na estrada deixando a HGR(Humilde e Gostosa Residência) para mais um FDS diferente. É necessário esta quebra de rotina. Primeira  parada programada é na Chiesetta Alpina na cidade de Jaraguá do Sul. Aconselhado por amigos do Clubinho, na cidade de Massaranduba(Sc), no trevo da SC180 peguei a esquerda pela região conhecida como Rio Molha. Muito linda esta região. Um pouco de asfalto e um pouco de estrada de barro bem conservada.





Ao longo, casas lindas nas encostas dos rios e algumas ainda conservando a linha do enxaimel.

Chegando em Jaraguá do Sul o GPS me conduziu ao Morro  Boa Vista. Uma subida muito rápida, íngreme e com curvas fortes. Toda urbanizada, que com cuidado fica fácil de chegar na Igreja.


Neste local são realizados muitos casamentos. Reza a lenda que os realizados lá nas alturas são indissolúveis. Deveria ter feito os meus dois lá. Foi só uma piadinha😂😂😂.
Lugar de muita paz e silêncio. Conforta a alma e o coração.






Depois de saborear toda esta beleza de igreja e natureza, desci o morro em direção a cidade de Dr. Pedrinho, município desmembrado de Benedito Novo em junho de 1989. Em 2023 IBGE apontou uma população de 3.990 habitantes. O seu nome é dado ao Governador do estado de Santa Catarina Aderbal Ramos da Silva que resolveu homenagear seu pai : Dr.Pedrinho. A cidade tem 35 anos, fazendo parte do Vale Europeu. Segui por Corupá e Rio Negrinho.



Chegada na Pousada Casa Nina às 14:00-Ap.08. 
Preocupado com almoço, me informaram que o local mais próximo da Pousada era a La Cafeteria. Não servem almoço, só sanduiches e doces. Fazer o que, ataquei de pão com bolinho, Long Neck  Spaten e uma torta de bolacha. 


O calor era muito forte. Resultado, retorno a Pousada e dormida com 16º no ar condicionado, mas antes uma foto do rio Benedito Novo.

À noite procurei no Google um Restaurante próximo, mas todos eram distantes de lá. O Casarão Europeu foi mais fácil e perto e que poderia ir a pé. Sai na caminhada e no meio do caminho perguntei a uma senhora idosa que lavava a calçada da sua residência, se eu estava no caminho certo. Me disse sim e mostrou o local onde eu iria.
Percebi que do local onde eu estava, além da caminhada, teria que subir uns 200m para chegar no destino. O calor não permitia isso. Aí cometi meu primeiro deslize após a criação da lei seca. Voltei a pousada e fui de carro.
Foi a situação mais hilária que passei. Quando sai da rua Santa Catarina, dei de cara com o restaurante rente a rodovia. A informação da senhora foi errada. Esta suntuosa construção é da Bella Pousada,  muito chick.
Vejam só o que é o Casarão Europeu.

Muito simpático e de bom atendimento. Cardápio reduzido, servindo só sanduiches e porções, além da cerveja extremamente gelada.

Duas cervejas e um x Burger foi o suficiente. Retorno a Pousada e boa noite. Cidade completamente parada. 

Dia 11-02-2024 Dr.Pedrinho(Sc)> Cachoeiras > Blumenau

Vamos a parte interessante do passeio. Muitas cachoeiras a serem visitadas. A região toda demanda mais ou menos dois dias para conhecer as mais famosas quedas. Fui um pouco reduzido. Me acostumando com viagens e passeios.

Cachoeira Véu de Noiva, 11 km a frente de Dr.Pedrinho. Uma maravilha, as margens da rodovia 477.
Carro estacionado, informações tomadas e o velho TOC. Verificar se o veiculo esta travado. Chave no bolso, celular na mão e caminhada de +/- 1.200m. Trilha leve e bem conservada, com algumas plaquinhas de advertência sobre a existência de bichos peçonhentos. Tudo bem, é mato.






 Rápida a caminhada e logo chega Cachoeira Véu de Noiva. De encher os olhos.





Tudo visto, tudo curtido, tudo sentido. É de muita paz o local. O barulho das águas é calmante para a alma e o coração. Comecei o retorno. Quando fui colocar o Telefone no bolso, me lembrei da chave do carro. Sumiu. E agora. Na cabeça vem mil coisas. Como sair desta. Todas as pessoas que vinham em sentido contrário eu perguntava se tinham achado uma chave, e se achassem eu estaria na lanchonete da base, planejando uma forma de sair dessa. Quando cheguei na lanchonete perguntei se alguém tinha entregado uma chave de veiculo. A mulher levanta a mão e diz: é esta? Nossa, fiquei muito feliz. Mais feliz ainda quando encontrei o casal que me salvou. A sorte é que a chave caiu bem próxima ao carro. Coisas da vida. Acontece. Agradeci muito e continuei meu passeio. Fui para a Cachoeira Paulista. Ela é particular e cobra valores conforme o que os frequentadores querem fazer. Modalidades: Day Use, mirante da cachoeira, permanência tipo acampamento e outras taxas.
O local é muito bem estruturado. Como visitante somente tive o direito de visitar a Cachoeira, só que o passeio tem algumas restrições. 


Vi pessoas até subindo de quatro, o que me fez desistir, não pelo folego, mas pelo esforço imenso dos joelhos que hoje já não estão na forma original(rsrsrsrsr). Ai resta  fotografa-la de cima.

E a procura de lindos lugares continua. Me dirigi a Gruta e Cachoeira Nossa Senhora de Fatima. Já era próximo às 11:00h. O local  dessa cachoeira é numa estrada de barro e muito estreita. Não sei se na capela tinha algum rito religioso, só sei que não havia mais  lugar para estacionar, ao longo da estrada, pois não tem estacionamento. Estacionando o carro, tem que fazer uma trilha para chegar a Capela e Cachoeira. Ficou para o próximo passeio.
Próxima visita: Salto Donner. Fica totalmente na Br477. Tem uma infraestrutura muito boa de estacionamento, restaurante e local para receber os pedaleiros que são muitos por toda aquela região. Cheguei a conversar com alguns que no espaço de sexta até domingo já tinham cumprido pedala de 250 km. Muito legal esta tribo. Voltando a cachoeira, novamente tive que declinar da vista de baixo da queda. Só não tinha a mesma placa, mas a dificuldade era a mesma, escada íngreme, degraus desconexos e corrimão de corda. Desci uns 10 degraus, ai encontrei alguns pedaleiros subindo, colocando a língua pra fora. Pensei: eles que são atletas estão assim, imagina eu na subida, só guincho para me buscar. Desisti. Foto só de cima. Valeu, é muito bonita.




Gostei também das comodidades e a vista do salão do Restaurante.

 




Chegou o momento de voltar. Vejo  que aquela região tem muito mais lugares a serem visitados e coisas a serem descobertas. Acredito que a Secretaria de turismo ainda não tem experiência na divulgação e venda das atrações aos turistas. Vou me aprofundar neste estudo, pois é o tipo de turismo barato, demanda  tempo mínimo e é muito perto de Blumenau. 
Mais uma do dia. Parei no Fort Atacadista de Indaial, fiz algumas compras e a moça do caixa para ser gentil perguntou se eu queria reforçar as sacolas. Disse que sim. Aí ela entregou o cupom fiscal e as sacolas. A da carne eu que ensaquei, esqueci lá. Fazer o que rsrsrsrsr......


Km. Percorridos: 307.

Um comentário:

  1. Nosa linda e Bela Santa Catarina.
    Passeio muito bonito e está natureza ainda pura nos preenche de paz.
    Abraços. Yara

    ResponderExcluir