2023-12-21 NATAL SERRA GAUCHA-NEW

 



É tempo de comemorar o aniversário de nascimento do menino JESUS. A serra gaúcha sempre é um bom lugar. Comecei pela cidade de Tubarão e Praia Grande, ambas em Santa Catarina e na véspera do Natal fui para a agradável e a mais alemã cidade do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis distante 34 km da bela Gramado.  


Dia 21/12/2023 - Blumenau > Tubarão(sc)

Para ter um bom inicio de viagem uma parada na Padaria Della Nona no bairro Vorstadt em Blumenau. Desayuno com misto frio e um gostoso suco de laranja. Na chegada à confluência da Sc-412 (rodovia Jorge Lacerda) com a Br101 trevo de Itajaí, nada de surpresa com o transito sempre congestionado e com um fluxo de caminhões muito grande. A idéia é viajar como turista e não como um profissional em dia de trabalho. Entrei em Balneário Camboriú para comprar potes de armazenamento de alimentos para combinar com os já existentes no apartamento já comprados na loja M&E Variedades, marginal leste, 1020. Jogo rápido e pé na estrada. A passada por Florianópolis até que não foi muito complicada. Ao chegar próximo a ponte em formato estaiado  Anita Garibaldi, uma das maiores pontes do Brasil, na cidade de Laguna, fiz um desvio pela marginal e acessei a antiga ponte. Qual não foi minha surpresa que durante as fotos um enorme trem fez a travessia das lagoas de Imaruí e Santo Antônio.


Imagem sensacional. Satisfeito segui viagem até a cidade de Tubarão do ilustre pintor tubaronense Willy Zumblick. 
Chegada ao Ok Inn Hotel, com super atendimento do Álvaro-ap 314. 
  
Hotel com um sistema de segurança do hall de entrada incontestável.

Com  malas no quarto e garantida a segurança, saí para almoçar próximo ao hotel. O calor esta muito forte. Escolhi o Restaurante Cantina da Dina, buffet por Kg com comida razoável.
Desculpa, mas esqueci de tirar foto do prato trabalhador.
Como é de costume, depois do almoço o soninho da beleza. Às 17:30h o sol já estava mais ameno mas com temperatura alta, sai a pé para chegar a Cervejaria Cambirela. Curioso na cidade é que dificilmente se encontra uma faixa de segura para pedestre. A encontrada foi a frente do Farol Shopping na movimentadíssima Av. Marcolino Martins Cabral  que cruza quase que literalmente a cidade.
 
Outra curiosidade é a quantidade de Pets de rua e a  falta de placas com nome das ruas. Tem que ser no GPS e seguindo literalmente as instruções da Regina Bittar, a garota Siri da Google . Chegando ao local completamente suado, fui informado que o horário de funcionamento teria inicio às 19:00h. Voltei com a idéia de ir visitar a praça de alimentação do Shopping. Sai cachorro. Na perigosa tentativa de atravessar a avenida, cheguei à Casa dos Espetinhos
Muito legal e divertido, com bons espetinhos e chopp muito gelado. 

 Divertimento na avenida, envolvida totalmente no clima de natal. São frequentadores de academias que praticam street running vestidos de papai-noel, carretas com muito som natalino, modificadas para transporte de pessoas e personagens infantis que correm ao lado dos caminhões e pelas calçadas divertindo o povão existentes nas lanchonetes e lojas.

Percebam que no lado direito da foto tem uma árvore e o personagem FOFÃO faz um salto mortal para trás utilizando.
Agora é hora de retornar ao hotel.

Dia 22/12/2023 - Tubarão(sc) > Praia Grande(sc)

Antes de pegar o asfalto, um bom café da manhã, uma visita ao recomendável Museu Ferroviário de Tubarão. O trajeto logicamente é feito pela principal avenida que a certa altura mostra algumas relíquias das construções antigas.

 Diria que é uma visita não necessária. Existe um grande acervo de máquinas locomotivas antigas no galpão principal  local onde é feito manutenção e conservação das mesmas. No exato momento em que cheguei, uma imensa nuvem de tinta vermelha saia do galpão. Fui muito rápido. Algumas fotos e retirei meu  carro para que a nuvem não prejudicasse a tinta original. 

Deixei Tubarão pela Br 101 sentido Sul em direção a cidade de Praia Grande. Antes uma passada pelo 
Balneário Rincão. Muito legal. Tudo muito organizado.


Curiosidade satisfeita, retorno à Br101.
Já estou na gostosa e quente cidade de Praia Grande(sc). Informo que lá não tem mar e nem é grande. 
Com uma população de 7.102 habitantes é considerada a Capital dos Canyons, pois esta literalmente aos pés dos Canyons do Parque Estadual Aparados da Serra e do Parque da Serra Geral
Muitos mirantes, bons passeios de balões, caminhadas pelas trilhas dos pés dos Canyons e Rio Tigre. Tour de quadriciclos e UTV. Duas observações a serem feitas por todas estas atividades turísticas. 
A primeira, resguardando as que tem por necessidades de segurança, não sobra quase nada para os visitantes fazerem por conta própria. Tudo é controlado por agencias de passeios turísticos que tornam  muito caros. 
A segunda, acredito que quando chegar esta tendência aos comerciantes de hospedagem e alimentação, Praia Grande se tornará impraticável para o turista com razoável poder econômico. Alguns estabelecimentos já estão nesta wibe de cobrar muito caro a hospedagem/alimentação. Paguei por uma cerveja 600ml-R$22,00.
Chegada ao Centro dos Canyons Hotel- ap 22- atendimento Jeferson. 


Junto ao hotel comida excelente no Sabor dos Aparados Restaurante-Buffet KG.
Fugir do calor, só retornando ao quarto do hotel, ligar o ar condicionado em 16º,assistir o jogo do Fluminense (0) x Manchester City (4) e esperar o sol se acalmar.
No inicio da noite, passeio pelo centro da simpática cidade. Ruas e praças enfeitadas em comemoração ao nascimento do poderoso.
Fui tomar uma cerveja no Black House 414. Deram um Up Grade na fachada e também no cardápio. Já está na wibe de altos valores na alimentação e bebidas. Vai ficar difícil.   

Depois uma Estrella Galicia na Lancheria Schmitt  do amigo Reny e sua esposa Daniela.
(foto com direitos ao fotografo. Anúncio do Instagram)

Dia 23/12/2023 - Praia Grande(sc) continua..............

Como observei anteriormente, poucas atrações podem ser feitas por conta e risco do turista. Planejei  subir no mirante da Serra do Faxinal, para contemplar estrada cênica que liga a cidade de Cambara do Sul e a parte alta dos Canyons do Rio Grande do Sul, a cidade de Praia Grande e a parte  de baixo dos Canyons Catarinenses. Infelizmente choveu muito na madrugada e a estrada que esta em fases de melhorias ficou própria  para veículos 4x4 . Resultado, ficar no hotel.
No almoço, retorno a Lancheria Schmitt para degustar uma À La Minuta que tem origem francesa e muito difundida no Rio Grande do Sul. Seu significado: Um prato preparado rapidamente e servido em minutos.
Nada mais do que arroz, feijão, bife de carne ou ave, batata frita, salada e as vezes farofa. DELICIA.
Companheiro de Praça.


Dia 24/12/2023 - Praia Grande(sc) > Nova Petrópolis(rs)

De Praia Grande para Três Cachoeira pela Rs 494, delicia de rodovia. Depois um pouco de Br101 e acesso por Terras de Areia pela Rs 453-Rota do Sol via Tainhas, Canela e Gramado. Assustador o movimento de turistas nas duas cidades da serra gaúcha.
Ao chegar em Nova Petrópolis o susto foi maior. Cidade vazia. Não dá para entender. São apenas 34km de Gramado. Incrível isto. 
Reserva confirmada na Nova Pousada Mikas-ap 09, juro que não entendi o nome da atendente, uma verdadeira alemã com algum dialeto. Pousada muito boa.
Flagrei agora que não tirei foto da pousada. Falha minha.
Short, camiseta e passeio pela famosa Rua 15 de novembro. É ali que tudo acontece. A maioria do comercio e gastronomia estão ao longo desta avenida.
Como conhecia, fui ao Rotula Grill, onde já havia tomado em outras oportunidades, cerveja bem gelada, buffet bom e uma sobremesa deliciosa. Nada disso aconteceu. Cerveja quente, carne dura e sobremesa com pouco glamour. Isto me persegue.

Consultei in loco alguns restaurantes para reservar a Ceia de Natal. todos fecham as 18:00h. retornando dia 26 de dezembro.
Antes de encerrar o passeio, um sorvete refrescante da Arte e Gusto Gelato Artnova. Da pousada liguei para o espetacular restaurante Cidade Zaandam fiz minha reserva. Como bom cumpridor de horários, lá estava às 20:30h. 


De largada à simpática Mary serviu Chopp Amstel muito gelado. O prato da noite que servia 3 pessoas era um peru inteiro com frutas e um farto acompanhamento. Pena, como estava sozinho seria um desperdício. Optei por Salmão Market grelhado e guarnecido por uma seleta de legumes amanteigados. O vinho escolhido Chardonnay Special Reserve Wine 2020  by Cidade Zaandam.
 

Feliz Natal. Ohohohohohohoho......Bom apetite.
Achei sensacional o controle de mesa. Muito chick.
Hora de retornar à pousada. Boa Noite.......

Dia 25/12/2023 - Nova Petrópolis(rs) continua...........

O café da pousada pela minha escolha foi servido às 08:30h. Gostoso e muito simples. Dei um tempo  e às 13:00h saí para a rua sabendo que dificilmente iria encontrar algum restaurante e/ou Lancheria abertos. Dito e feito. Excluindo a Cidade Zaandam que trabalha 365 dias no ano, sobraram dois restaurantes no Parque Aldeia do Emigrante. Seria a minha redenção. Tenho um desejo incontido de saborear o cardápio da culinária alemã. Até parece que não moro em Blumenau. Tudo bem, voltando. Para acesso ao Parque, entrada idoso.
Escolha feita, optei para almoçar no Restaurante Tannenwald. Um buffet com carbo-hidratos , frutas,  verduras e a carne servida  chapa. Pensei: "Hoje vou saciar minha vontade".
Meu Deus, que decepção. Esqueceram de cozinhar as batatas da salada de maionese. As carnes foram preparadas com muita antecedência. O Einsbein(joelho de porco),O Kasseler(chuleta suína defumada), totalmente esturricados e as salsichas(Bockwurst e Bratwurst) é que salvariam os pratos, mas estavam frias e sem gosto.
Só o Chopp para salvar.
Retorno à pousada e sem opção de novas atrações. Tudo fechado. Cidade abandonada.

Dia 26/12/2023 - Nova Petrópolis(rs) > Blumenau(sc).

É tempo de voltar. Abastecimento do veiculo. Entrei na Br116 e em 2 minutos transito parado por obras em uma das pistas. Trinta (30) minutos de parada. Sempre preparo antecipadamente minhas viagens, utilizando o Google Maps. Ri muito, pois a Siri cumprimentava por ter  escolhido uma rotas sem privação de obras. Mas e daí, estou parado!!!!. Como as vezes não aceito as modificações sugeridas, pois conheço o percurso, continuei pela Br116 em direção a Caxias, São Marcos, Vacarias e assim por diante. Percebi que a rodovia estava muito vazia. Em Caxias a Siri pediu para que eu me dirigisse ao centro e assim por diante. Pensei, perdeu Siri, vou continuar na Br116. Depois de passar por São Marcos, ficou tudo muito calmo. Rodovia sem movimento, e a Siri me pedindo para entrar aqui, entrar ali. Muito engraçado. Parei para me informar. Tiozão Gaúcho dono de uma Lanchonete disse ao ser perguntado: O que esta acontecendo aqui nesta Br? Responde ele: SR. não vai acreditar, já estamos a meses sem movimento. Próximo daqui uma ponte foi carregada pelas aguas do rio e não tem como passar. O R. vai ter que voltar e quando encontrar os 2º posto do lado direito, entra ao lado e vai sempre que o Sr. vai encontrar a Br122 próximo a cidade de Antônio Prado. Vai encontrar um pouco de paralelepípedo, asfalto e a maioria em barro, com pista muito estreita, curvas e perais íngremes. Boa sorte. Agradeci e retornei. Lição: Nunca desobedeça as informações do Google Maps ou Waze.
Indicação perfeita. Lá estava a estrada de chão. Que maravilha, local sensacional.
Total de 17 Km e logo saí na Br 122. Até o trevo de acesso a Curitibanos/Br470  tranquilo, pista boa e movimento razoável, mas lembrem-se estou a turismo. Sempre calmo. Abastecimento e almoço no Posto Serrano e compra de queijo no Sabor Colonial também na Parada Serrano.
Daí em diante só indo dirigir na Br 470. Muita prudência. Pilotem sempre em modo turista. Nunca dependam de horário. Não da certo. É muito movimento, pista sem condições de uso. Tudo ruim.
Enfim, cheguei a H G R (Humilde e Gostosa Residência).
Total de Horas de Pilotagem, já excluído tempo de paradas.
Autonomia do veiculo, apesar de todas as nuances do percurso.

"Obrigado Deus por mais uma viagem de sucesso".

Kms percorridos: 1.213


Nenhum comentário:

Postar um comentário